domingo, 22 de abril de 2012

O Dom Supremo: O Amor

O amor acompanha a humanidade desde sempre.

É o que os antropólogos chamam de “universal”, ou seja, está presente em todas as culturas. Mas as formas que ele assumiu ao longo do tempo mudaram, e muito. Essas variações contam uma incrível história de quem somos.
Segundo o professor César Ades, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, “O amor é regulado por princípios e costumes culturais. Ama-se de acordo com os modelos da época e do grupo.”
Ou seja, o amor varia de acordo com a cultura e os gostos de cada época, mas a essência dessa emoção é imutável. “Não se pode dizer que o amor seja só uma criação da cultura.

A cultura não cria, apenas INFLUÊNCIA. Se os homens não desejassem as mulheres e vice-versa não haveria base para a cultura exercer seu papel”, diz César.
Para Helen Fisher, em seu mais recente livro, Por que Amamos, o amor continua e continuará vivo alimentando-se de sua capacidade de mudar e se adaptar. “Ele conta com 6 bilhões de aliados que não desistem de procurá-lo e de exaltá-lo”.

No fundo, no fundo, a sensação é de que nos assuntos do coração, as coisas mudam; no entanto elas permanecem no mesmo lugar.

Capítulo 13 da epístola que Paulo fala grandiosamente sobre o amor, em grego ágape:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor”.

O Amor é a regra que resume todas as outras regras.
O Amor é o mandamento que justifica todos os outros mandamentos.
O Amor é o segredo da vida.
Paulo aprendeu isso e nos deu na carta que lemos agora, a melhor e mais importante descrição do Dom Supremo.

DRUMOND, Henry; COELHO, Paulo. O dom supremo. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, pag. 18.

HAMA, Lia. Todos dizem eu te amo. Revista Aventuras na História, São Paulo, ed. Abril, nº33, mai. 2006. Disponível em: http://historia.abril.com.br/comportamento/amor-todos-dizem-eu-te-amo-434652.shtml


Por Suelen e Jéssica Farias do Nascimento
Em 1989 foi lançado um filme que aprecio muito, talvez a maioria das pessoas já o conheçam, visto a quantidade de vezes que foi reprisado na televisão.
A cena que mais gosto de todo o enredo é quando John Keating (Robin Williams) declama a seus alunos, de uma conservadora escola preparatória, a razão pela qual todos vivemos... Meus amores, buscamos nossos sonhos...pautados por AMOR!

" [...] somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração e engenharia, são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance, amor… é para isso que vivemos.”
(Prof. John Keating, em Sociedade dos Poetas Mortos)

Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Palavras - Premium Blogger Themes | Facebook Themes