domingo, 22 de abril de 2012

...Escutando ventos de mudanças

Música e História a mais bela combinação: Escutando o vento de mudanças
Por Suelen Farias do Nascimento

Wind of Change é um disco single de 1990 gravado pela banda alemã Scorpions,  escrita por Klaus Meine, retrata em sua letra as mudanças políticas ocorridas no Leste Europeu naquela época - como as discussões políticas que levaram a queda do Muro de Berlim, e o retorno da democracia nos países que faziam parte da bloco socialista.

Na letra…
Moskva é o nome do rio que atravessa Moscou, e o Gorky Park é um parque da cidade. A banda Scorpions inspirou-se para escrever esta canção em uma visita que fez a Moscou em 1989; e assim incluíram referência a paisagens naturais e urbanísticas da cidade na letra da canção.



Entendendo a letra por meio da história...
Vamos voltar no tempo...
1945 – 1991
Algumas considerações acerca da Guerra Fria
No grande palco mundial os dois atores, de um lado, os Estados Unidos, representando o universo capitalista; e outro a União Soviética, reunindo os países socialistas dão inicio ao período conhecido como Guerra Fria (Guerra denominada ideológica).
Naquela época foram criados organismos de defesa entre os dois blocos, instituído em 1947 o Plano Marchall, para ajuda os países capitalistas e COMECON (Conselho de assistência Econômica Mútua) em 1949, com o objetivo de garantir auxílio entre as nações socialistas.
Porém, a maior divisão da Europa consistiu no surgimento de dois sistemas de alianças militares a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com a finalidade de “proteger” os países europeus de qualquer influência soviética e o Pacto de Varsóvia, instituído em 1955, com o objetivo de garantir a defesa dos países socialistas, com isso, ambos os países, conseguiram manter seus interesses e aliados.
Dignos de filmes hollywoodyanos no melhor estilo 007; URSS e USA começam a utilizar todas as ferramentas possíveis para investigar o inimigo criando centros de espionagem distintos, a CIA nos EUA; a KGB na União Soviética.
Nesta fase, ser espião, principalmente nos Estados Unidos, era algo arriscado, visto que a pena para tal infração era à cadeira elétrica, surgindo assim um período chamado caça as bruxas.
Entretanto, havia um sério problema, com o fim da Segunda Guerra, ambas, as potências detinham um enorme arsenal bélico, desenvolvidas durante o conflito, mas o que preocupava essas nações eram as armas não convencionais, sendo a principal a bomba atômica a qual apenas os Estados Unidos havia desenvolvido. Deste modo, a União Soviética inicia um programa de pesquisa para também construí-la; fato que ocorreu em poucos anos depois. Com isso, os Estados Unidos aperfeiçoam a bomba atômica e em pouco tempo surge a bomba de hidrogênio, fabricada primeiro pelos Estados Unidos e logo depois pela União Soviética. Gerando medo e incertezas entre eles, já que o “inimigo” poderia passar a frente na descoberta e produção de armas (Daí a corrida para garantir o equilíbrio). O material bélico atingiu grandes proporções, visto que ambos detinham armas suficientes para acabar com todos os países do planeta.
Todavia, na década de 80, a situação econômica da União soviética (por priorizar a indústria bélica, desprezando as demais), e da maioria dos outros países comunistas começaram a ruir-se e o clima de hostilidade e de ameaça entre os Estados Unidos e União Soviética não tinham mais sentido. A partir de 1992, a União Soviética se desintegra de forma pacifica. A economia nos países socialistas inicia um processo de mudança e adaptação para uma economia capitalista.
Com o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos usufrui de um “Momento Unipolar” podendo dar continuidade a seu objetivo expansionista, surgindo assim a Estratégia da Primazia de poder, com o objetivo de consolidar e preservar a hegemonia norte-americana em todos os continentes.
A outra divisão do mundo entre ricos e pobres; esta continua e se distância cada vez mais... Se os recursos usados na produção de armas tivessem sido investidos em fins sociais e filantrópicos, a divisão entre as classes seria minimizada.
E, após tantas mudanças, no pós Guerra Fria, nas quais podem ser citadas, pela sua tão recente história: a queda do muro de Berlim, a decadência de sistemas econômicos, a globalização, a atenção ao crescimento de outros atores (Grupos terroristas internacionais, Igreja, empresas multinacionais...) demonstram o quanto estas últimas décadas estão sendo tão profundamente marcantes.

Fonte: Mestresdahistoria

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Palavras - Premium Blogger Themes | Facebook Themes