quarta-feira, 30 de maio de 2012

Salto Alto: Nuances de uma paixão I


Se você algum dia observou uma mulher de salto alto andando pela rua, sabe o poder de atração que esse tipo de sapato exerce.
A importância do salto como uma afirmação da moda permanece incontestada. Adornando pés desde o antigo Egito, o salto foi indicador de status e até prostituição.
Há séculos que as mulheres perdem a cabeça por causa dos sapatos. JOSEPHINE, a primeira esposa de Napoleão Bonaparte desfilava com 5 ou 6 pares diferentes todos os dias.
MARIA ANTONIETA jamais usava o mesmo sapato duas vezes, possuía mais de 500 pares, catalogados por cor, modelo e data.
E como não falar de IMELDA MARCOS, a famosa ex-primeira dama das Filipinas, que possuía mais de 3.000 pares.


MARILYN MONROE adorava sapatos, todos de salto, bem provocantes, e os considerava mais importantes que a lingerie. 
 GRETA GARBO, que não tinha um pé delicado, dedicava especial atenção aos seus sapatos, sempre discretos para não fazerem notado o tamanho de seus pés.


AIRES, Lidiane. Aventuras na História, São Paulo, ed. Abril, nº 106, mai. 2012 Disponível em:  http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/revista/

 
Dizem que foi CATARINA DE MÉDICI quem popularizou os sapatos de salto alto, filha de uma distinta família italiana de Florença, ela foi a Paris para se casar com o futuro Henry II da França. Por ser bem BAIXINHA!!!, carregou na bagagem vários sapatos feitos por um artesão italiano com saltos que a deixava mais alta.
A novidade virou moda na aristocracia francesa fazendo homens e mulheres subirem literalmente no salto durante os séculos XVII e XVIII como uma marca de privilégio social. Só os ricos e bem nascidos podiam usá-los.
PORÉM, no século XVI, na Inglaterra, foi promulgada uma lei que permitia ao marido anular o casamento se a noiva falsificasse sua altura usando chapins durante a cerimônia. Uau!!!!!

CURIOSIDADES:
O rei Eduardo (1272-1307), da Inglaterra, padronizou a numeração dos sapatos.
Produção em Massa: em 1642, Thomas Pendleton fez quatro mil pares de sapatos e seiscentos pares de botas para o Exército.
Os sapatos e sandálias com plataformas, tão em moda nos dias de hoje, existem desde o século XV, e podiam chegar a alturas absurdas de até 65cm!!!
Até o ano de 1822 os dois pés do sapato eram iguais. Foi neste ano que sapateiros norte-americanos criaram o sapato torto, em que o pé direito é diferente do pé esquerdo.
Foi nesse período (meados de 1900), que os sapatos deixaram de ser fabricados por simples artesãos e surgiu o novo personagem da moda, o bottier, ou sapateiro, e/ou melhor ainda, o designer de sapatos.

IMPORTADOS DE PARIS
Em 1800, os saltos descobriram a América, o cenário ideal para crescerem ainda mais.
E o show começou nas casas suspeitas de New Orleans, que importavam garotas francesas que usavam saltos altos.
O sucesso delas com os clientes foi tão grande que em 1890 a primeira fábrica de saltos de sapatos se estabeleceu em Massachusetts.

Em 1955, o desenhista de sapatos francês Roger Vivier criou para o costureiro francês Christian Dior o salto agulha, tão fino que exigia uma estrutura de ferro para não quebrar.
Desde então, os saltos não pararam de aumentar na importância e nos centímetros, evoluindo para muitas outras opções de design.

Disponível em:

Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Palavras - Premium Blogger Themes | Facebook Themes