domingo, 22 de abril de 2012

Fotografias: VIDA em imagem

Por Suelen e Jéssica Farias do Nascimento

Nada marca tanto os momentos de nossas vidas como as fotos... Elas são registros precisos, provas incontestáveis de vidas, de memórias, de lembranças que marcam e fazem história...
Por isso, apreciem algumas das fotos mais marcantes do último século...

Almoçando no arranha-céu (1932)
Essa imagem famosa, clicada pelo fotógrafo Charles C. Ebbets mostra alguns operários tranquilamente almoçando, sentados em uma viga no 64º andar de um prédio em construção, em Nova York.
O que pouca gente sabe é que existe uma foto tirada pelo mesmo fotógrafo que dá ainda mais aflição: os trabalhadores tirando uma soneca na viga! (Nossa!!! Que sinistro!!!) 



V-J Day in Times Square (1945) 
Essa imagem, registrada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt registra a euforia americana com o fim da II Guerra Mundial. Segundo o fotógrafo, esse jovem marinheiro estava beijando todas as mulheres que encontrava pela praça...
Eisenstaedt ainda contou que resolveu tirar a foto porque ficou encantado com o contraste entre as vestimentas escuras do marinheiro e o vestido branco da enfermeira.
Ainda bem que rendeu uma boa foto, porque o marinheiro foi castigado por sua ousadia: assim que parou de beijar a enfermeira, ela deu-lhe um bofetão no meio da cara!




O beijo do Hotel de Ville
Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Tirada fortuitamente por Robert Doisneau que captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão enquanto caminhavam no meio da multidão.

Albert Einstein (1951)
No aniversário de 72 anos do cientista Albert Einsten, o fotógrafo Arthur Sasse tentava convencer o autor da teoria da relatividade a dar um sorriso para a câmera. Eis que Einsten provou sua verdadeira genialidade, mostrando a língua para Sasse!
A imagem elevou o cientista a símbolo pop ;D



Abbey Road (1969)
No dia 8 de agosto de 1969, um pouco antes do meio-dia, o fotógrafo Iain McMillan usou uma escada para erguer-se a três metros do chão e tirar uma das mais famosas fotos dos Beatles – exatamente da forma que Paul McCartney tinha desenhado, alguns dias antes. John Lennon conheceu o fotógrafo por intermédio de Yoko Ono.


Phan Thi Kim Phuc (1972)
Esse chocante registro da Guerra do Vietnã foi tirado por Nick Ut no dia 8 de junho de 1972, em Trang Bang.
A imagem mostra a garotinha Kim Phuc com apenas nove anos, correndo nua pela rua depois de ser severamente queimada nas costas por um ataque Nepalm. Depois de tirar a foto, Ut levou Kim e as outras crianças feridas a um hospital, em Saigon. Lá, as feridas de Kim foram avaliadas como muito graves, e afirmou-se que a garota não sobreviveria. Mas contrariando os diagnósticos, ela recebeu alta depois de 14 meses e 17 cirurgias.
O fotógrafo continuou visitar a menina pelos próximos três anos.
Nick Ut recebeu, por essa foto, o Prêmio Pulitzer e o World Press Photo of the Year.  Kim cresceu, estudou medicina, casou, e hoje vive no Canadá – além de ter criado a Fundação Kim Phuc, que auxilia no tratamento médico e psicológico de crianças envolvidas em situações de guerra.

Praça Tiananmen (1989)
Na verdade, essa não é apenas uma foto. Existem duas fotografias, muito similares, que registram esse momento: cansado das violentas repressões do governo chinês contra cidadãos que queriam mais liberdade, um rapaz coloca-se à frente dos tanques de guerra.
As fotografias foram tiradas pelos fotógrafos Stuart Franklin e Jeff Widener.

Criança faminta no Sudão (1994)
Essa não é apenas uma das fotos mais famosas de todos os tempos, vencedora do Pulitzer Prize, como também uma das mais polêmicas que já existiram. Registrada no Sudão pelo fotógrafo sul-africano Kevin Carter, mostra uma garotinha sofrendo de extrema fome, enquanto um urubu aguarda sua morte.
A polêmica gira em torno do fato do fotógrafo supostamente ter esperado 20 minutos pra registrar a imagem, na esperança que a ave abrisse as asas, gerando um visual mais impactante, para só depois ajudar a criança. Alguns jornais na época disseram que o verdadeiro urubu era o fotógrafo, que arrumava lentes ao invés de ajudar uma criança faminta.
O fotógrafo português João Silva, que estava junto com Carter na hora do registro, conta outra versão dos fatos, afirmando que os pais da criança já estavam recebendo mantimentos de uma missão da ONU, a alguns metros do local da foto, e que Carter tirou apenas algumas fotos e em seguida espantou o urubu.
Carter suicidou-se alguns meses depois de ganhar o prêmio por essa fotografia.

0 comentários:

Postar um comentário

Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Palavras - Premium Blogger Themes | Facebook Themes